quarta-feira, 25 de março de 2009

Me sinto "fake"

Na íntegra:

"Estou escrevendo esse post à mão, enquanto volto de barca para casa. Peguei a barcar velha, que demora quase meia hora no trajeto.
Não tenho problemas em escrever à mão, mas penso que, se vou digitar depois (principalmente os textos do blog), pra que escrever antes?

Hoje tive que escrever.
Sabe quando você precisa externar certas coisas e tem que ser naquela hora? Foi isso que aconteceu. Peguei uma folha e apoiei na mochila mesmo. A letra está péssima, e essa palavra "péssima" define bastante meu estado recente.

Me sinto fake. Uma falácia de mim mesma.

Uma série de fatos me levaram a essa conclusão e a me perguntar: "O que eu sei fazer?". A resposta é: nada.
O que piora tudo é que algumas pessoas acham que eu sou inteligente, esperta e até mesmo bemsucedida! Lembro que no meu aniversário recebi pelo menos 3 scraps que diziam: "Sucesso eu não te desejo porque você já tem." Entendem agora a grande falácia?

Tenho me sentido burra, inútil, desperdiçando tempo e ao mesmo tempo, sem tempo. Deu pra entender?

No trabalho acho que meu rendimento caiu e eu não enxergo claramente porque. Para exemplificar, vi na minha avaliação que "preciso melhorar os textos de minha autoria".
Onde está aquela mocinha que queria ser redatora publicitária, cheia de idéias, criativa e que tão bem escrevia? Que inclusive, quando foi fazer a prova de transferência de faculdade, ouviu dos professores para se concentrar no conteúdo de Produção Cultural, porque na redação você se garante.

Aquela menina tirou 3 na redação da prova e hoje sabe que não nasceu para criação e ainda escreve textos que tem que ser totalmente ajustados e melhorados.

Me formo no final do ano e sei que não sei de nada. Em certas aulas tenho vontade de sair correndo para a Saraiva, comprar livros e começar a recuperar o conhecimento perdido.

Será que estou me cobrando muito? Será que estou sendo cobrada demais? Será que fiquei tão mal com o choque do meu verdadeiro eu com a imagem "bemsucedida" que eu passo? Eu não sei responder a essas perguntas, só sei que preciso me replanejar para conseguir ser alguém até o final do ano, isso porque estou chegando à conclusão que ser trainee é uma fuga, o caminho mais fácil.

Ainda estou na barca e ouço muito barulho dos outros alunos da faculdade voltando em bandos. Até nisso sou fake. Costumo cumprimentar muitas pessoas na faculdade. Paro, converso, faço trabalhos junto, me integro e gosto de muitas pessoas de lá, mas quase nunca tenho compania para voltar pra casa. Mesmo com a barca cheia de universitários. Por isso precisei escrever à mão."

Depois de escrever esse texto, já no ônibus, ocorreu um fato curioso. Resolvi ouvir rádio no mp3 e a música que tocou foi essa:

Mais uma vez - Legião Urbana
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!


3 comentários:

  1. Lili! Você já é sábia, mulé! Só sendo sábia pra reconhecer que nada sabe rs é difícil opinar sem saber todo o seu contexto, mas eu não tenho dúvidas de seu potencial, é só parar pra conversar com você cinco minutos. Tenho certeza que você dá uma lavada nos seus colegas de facul e a questão da redação, devemos estar sempre atentos às falhas para buscar corrigí-las, temos sempre que nos reciclar.

    ResponderExcluir
  2. Sei muito bem como você se sente, beibe... Ah como sei! Se mudar a assinatura desse texto, vai ser exatamente EU!
    Mas nunca é tarde mesmo pra mudar. Essas coisas fazem parte da vida e você não é obrigada a se descobrir até o fim do ano.
    Na verdade o que a gnt tem é uma grande necessidade de aceitação dos outros, de não destoarmos da multidão que segue os mesmos caminhos e padrões.
    E se não formos quem eles pensam que somos?
    Foda-se!
    Por isso hoje faço letras, por tentar descobrir, mesmo em 10 anos, quem eu realmente sou.
    Doeu. Ouvi muito... algumas pessoas nem sabem ainda... faço meio que escondido... mas tô feliz.
    E aí? Quem vai me criticar por isso??

    ResponderExcluir
  3. E depois fica brigando comigo qd eu to em crise por nada!=/ Eu tava me sentindo exatamente assim naquele dia que conversamos na Cida.
    mas agora to mais como essa menina q comentou aqui em cima! =)
    nao importa qto tempo falta.. eu vou me achar.

    ResponderExcluir