segunda-feira, 16 de março de 2009

Tá DE-CI-DI-DO

Em posts anteriores eu citei certas dúvidas e escolhas que pairavam em minha mente.
Pois bem, a decisão foi tomada, eu só não estava muito certa e não tinha explicado o assunto.

Eu estava pensando no meu futuro profissional, se seguia carreira acadêmica ou corporativa. Foi uma escolha muito difícil.

Marco inicial para entender meu raciocínio: eu quero ir pro exterior. Quero morar lá pelo menos 1 ou 2 anos, se não ficar de vez. Planejo isso a alguns anos e quase fui no ano passado, mas desisti para juntar mais dinheiro (o meu “exterior” significa Europa e o euro está bem caro).

Prós e contras de cada opção:

Na carreira acadêmica...
Eu deveria me formar e ir direto pro exterior continuar meus estudos em um mestrado na área da minha monografia. Até então o meu tema é “O perfil dos usuários de jogos eletrônicos e as possibilidades da publicidade no ambiente virtual”.
O problema: Achar um mestrado nessa área e conseguir bolsa. E o euro, claro.
Porque seria bom: Finalmente eu iria embora do Brasil e teria qualidade de vida, sem rotina.

Na carreira corporativa...
Eu deveria procurar programas de trainee para me formar e já ter um bom emprego. Provavelmente teria que mudar minha monografia para algo como “Cultura Organizacional – Comunicação Corporativa”, para me preparar melhor para os processos seletivos.
O problema: Adiar mais uma vez minha viagem e correr o risco de não sair mais do ‘mundo corporativo’, fora a rotina.
Porque seria bom: Boa remuneração, o que me permitiria juntar grana para um dia sair do Brasil com muito mais conforto e ainda com condições de pagar um bom mestrado ou MBA na IE (Madrid). E ainda tenho chance de entrar em alguma empresa que me mande para “fora daqui”.

Enfim...
O próximo post dará início a uma série de textos, dicas e comentários sobre a jornada de Lili para ser trainee.

Talvez hoje, por ter resumido absurdamente, eu finalmente consegui escrever um pouquinho do que passou pela minha cabeça, mas tiveram muitos outros fatores que não estão aqui.

3 comentários:

  1. Parece-me que você sabe o quer, ou pelo menos sabe o que não quer: ficar no Brasil. A postagem não deixou claro o que você entende por qualidade de vida...porque é possível ter qualidade de vida aqui. E, bem, a rotina, tudo pode cair na rotina, mesmo que seja uma rotina européia...

    ResponderExcluir
  2. Qualidade de vida pra mim é basicamente trabalhar o suficiente e ser bem remunerada para aproveitar a vida fora do trabalho. E não ralar que nem uma condenada e ganhar uma miséria que não dá pra ir na esquina (Brasil).

    ResponderExcluir